terça-feira, 11 de agosto de 2009

Microsoft solta o dragão do mar



O site Seadragon.com permite visualizar fotos usando o recurso Deep Zoom, do Silverlight.
O serviço, que foi ao ar há poucos dias, é gratuito. Para usá-lo, o internauta entra no site Seadragon.com e indica uma foto qualquer publicada na web. Ela é mostrada no visualizador do Seadragon. Nele, pode-se usar a rodinha do mouse para acionar o zoom e o cursor para arrastar a imagem, exibindo os detalhes. Depois, basta copiar o código HTML, que tem apenas duas linhas, para embutir o visualizador em blogs e sites da web. Isso funciona melhor com fotos de alta resolução, onde há mais detalhes para ser observados.
O visualizador do Seadragon pode ter largura auto-ajustável ou ser configurado para um tamanho fixo como no exemplo acima. Um detalhe interessante é que ele funciona mesmo em computadores que não têm o Silverlight instalado. Nesse caso, outro mecanismo de visualização, baseado em Ajax, é acionado. Testei o serviço com o Firefox e como Internet Explorer. Funcionou bem com os dois navegadores.
O Seadragon (dragão do mar) foi desenvolvido pelo Microsoft Labs. Seu mecanismo também serve de base para outro serviço da empresa, o Photosynth. Além disso, poderá ser incorporado ao Windows 8. O Seadragon.com roda sobre a plataforma de nuvem Windows Azure. A Microsoft alerta que, como o Azure ainda está em fase beta (que a empresa chama de Technical Preview), o serviço pode suspender a criação de novas visualizações em alguns momentos. De qualquer modo, o visualizador é bastante básico. Pode-se supor que, se fizer sucesso, vai evoluir e ganhar mais recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário